Este blog nasce fruto de duas grandes paixões que fazem de mim quem sou. Em primeiro lugar, o cenário em que nasci - Açores - paraíso no meio do Atlântico; em segundo a geologia, ciência que escolhi como profissão, provavelmente consequência do meu fascínio pelas ilhas.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

A Palagonite e o Ilhéu das Cabras

A palagonite é um material mineral rico em ferro, comum em ambientes de origem hidromagmática, resultante da alteração de materiais vítreos de natureza basáltica, em presença de água.
A palagonite pode ser considerada uma rocha (há quem a considere um mineralóide), tem cor clara, é friável e de baixa densidade, geralmente ocorre em camadas consolidadas de espessura variável, que pode ir de alguns milímetros a muitos metros.
Dependendo da temperatura e da abundância de água, a palagonite pode-se formar por um processo designado palagonitização, em períodos que vão desde alguns anos, meses, a milhares de anos após a erupção dos vulcões que lhes dão origem. O Ilhéu das Cabras, na ilha Terceira, é exemplo de um cone vulcânico palagonitizado.

Sem comentários: