Este blog nasce fruto de duas grandes paixões que fazem de mim quem sou. Em primeiro lugar, o cenário em que nasci - Açores - paraíso no meio do Atlântico; em segundo a geologia, ciência que escolhi como profissão, provavelmente consequência do meu fascínio pelas ilhas.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Enquadramento Tectónico - Açores


Os Açores situam-se na junção tripla das placas Euroasiática, Africana e Norte Americana. As ilhas, dispersas ao longo de importantes acidentes tectónicos de orientação geral WNW e ESE, emergem de uma grande zona submarina pouco profunda e de topografia irregular, o "Plateau dos Açores".
O grupo Ocidental (Flores e Corvo) está localizado para W da Crista Médio Atlantica (CMA), enquanto que os grupos Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial) e Oriental (S. Miguel e Sta. Maria) estão localizados na chamada microplaca dos Açores - uma zona ligeiramente triangular de vulcanismo activo e elevada sismicidade.
No geral a microplaca dos Açores está limitada a W pela CMA, a S pela Zona de Fractura Leste dos Açores - Falha da Glória e pelo Rifte da Terceira a N.
Nota-se que enquanto os ramos N e S da junção tripla estão bem estabelecidos (CMA) e são aceites, a localização geográfica e natureza do terceiro ramo desta junção são ainda geradores de controvérsia, apesar dos diversos modelos propostos para explicar a actual cinemática desta região do Atlântico.

1 comentário:

Anónimo disse...

Salome,
I see the work you are doing is exactly what you have always dreamed of doing. I see the beautiful ancestry of my roots and wish I could be there in person. Try to reach me if you can.
PJ
philcardozo@uav.com